Better Call US logo

Entenda o potencial das calls LEAPS

Publicado em 17 de agosto de 2025

No Brasil, quando falamos em opções, quase sempre estamos limitados a meia dúzia de papéis, contratos de curtíssimo prazo e liquidez apertada. Na gringa o jogo é outro, o mercado de opções movimenta um valor notional o dobro do valor à vista e muitos investidores e fundos têm o seu operacional de longo prazo baseado em opções. Isto é possível devido a call LEAPS (Long-Term Equity Anticipation Securities), na prática são opções de longo prazo, com vencimentos que podem ir de 1 a 3 anos.

Por que operar call LEAPS?

Preserva Caixa, o custo de capital é bem menor do que você deixaria alocado para comprar a ação. Operando com um caixa maior você tem liberdade para aproveitar mais oportunidades e criar estratégias para proteger suas opções de longo prazo durante eventos de volatilidade.

Tempo maior para o case se concretizar, o prêmio da opção não derrete rápido como em opções mensais.

É a forma mais conservadora de operar opções, aqui um capítulo à parte que vamos discorrer em mais detalhes...

Você já deve ter escutado que “opções são o cemitério do trader”, eu pessoalmente considero que a falta de gerenciamento de risco seja o cemitério do trader independente do instrumento financeiro que é operado.

Mas vamos analisar a questão do cemitério...

No mercado brasileiro de opções como a liquidez é baixa e a variedade de setores é escassa grande parte das estratégias é baseada em opções de vencimento mais curto, onde o investidor consegue encontrar algo de liquidez. Além do investidor ter que estar certo do case precisa apertar o gatilho na hora certa também! E neste caso precisa ter um domínio maior do tema opções e conhecer de forma mais avançada o impacto das famosas gregas para diminuir o risco do seu $$ não virar pó e terminar no cemitério....

No caso das calls LEAPS no mercado americano a história é outra, o risco é bem menor, praticamente igual ao de comprar o papel à vista desde que você gerencie sua posição. Vamos a um cenário prático de análise...

Você tem US$10.000 em caixa em uma corretora americana (nós vamos te ajudar a estar lá) e quer investir em Tesla que no momento hipotético está custando U$100 por ação, suas possibilidades são:

Cenário Análise
Comprar 100 ações Neste cenário sou dono de 100 ações de Tesla, mas gastaria todo o meu caixa, fiquei sem proteção e sem caixa para aproveitar qualquer nova atividade.
Comprar 50 ações Fiquei com 50% do caixa, mas se eu estiver certo e o papel voar vou ficar puto porque comprei só 50 (isso acontece muito).
Comprar 3 lotes de opções curtas ATM (venc. 1 mês) de TSLA por US$1.596 (operação típica de opções no IBOV) Fico com 85% do meu caixa livre, mas neste mês Tesla não pode sofrer nenhum recall, Elon não pode brigar com Trump e o papel precisa subir e rápido, senão meus US$1.596 vão para o cemitério.
Comprar 1 lote de call LEAP vencimento em 2 anos, strike 80 (ITM) por US$3.751 Gastei 38% do meu caixa e estou exposto em TSLA como se tivesse alocado 100% do Caixa. Tenho 2 anos para acompanhar o case e defender minha posição e mais da metade do meu caixa livre para operar outras possibilidades.

No cenário acima, usando apenas o modelo Black-Scholes, se a TSLA atingir US$130 em 4 meses, nossa opção LEAPS ITM estaria valendo cerca de US$60,73 — uma valorização de 62% contra 30% da ação. E se o papel cair para US$70? A perda seria comparável à compra direta da ação, mas com a diferença crucial: você teria preservado mais de 60% do seu caixa para novas oportunidades.

É aqui que as LEAPS brilham: menos capital imobilizado, mais tempo para o case acontecer e liberdade para estratégias de defesa.

Gráfico comparativo de cenários de investimento com LEAPS

Gráfico comparativo de cenários de investimento com LEAPS

Morei vários anos na Argentina durante minha carreira corporativa como executivo, e nuestros hermanos têm uma expressão que eu gosto muito: “jogar com a cancha inclinada”. Significa que o jogo não é justo porque o campo está inclinado contra você.

Se o campo onde você opera tem pouca liquidez, poucos setores disponíveis e alternativas sempre de curto prazo, então você está jogando em desvantagem. Pode ganhar o jogo? Pode. Mas vai gastar uma energia tremenda subindo o campo inclinado.

No mercado americano, o campo é nivelado: liquidez, variedade e tempo a seu favor.

Se você cansou da cancha inclinada, venha fazer parte do nosso projeto. Vamos investir juntos e explorar de verdade o potencial das LEAPS.

Voltar para o site