Publicado em 17 de agosto de 2025
No Brasil, quando falamos em opções, quase sempre estamos limitados a meia dúzia de papéis, contratos de curtíssimo prazo e liquidez apertada. Na gringa o jogo é outro, o mercado de opções movimenta um valor notional o dobro do valor à vista e muitos investidores e fundos têm o seu operacional de longo prazo baseado em opções. Isto é possível devido a call LEAPS (Long-Term Equity Anticipation Securities), na prática são opções de longo prazo, com vencimentos que podem ir de 1 a 3 anos.
Por que operar call LEAPS?
Preserva Caixa, o custo de capital é bem menor do que você deixaria alocado para comprar a ação. Operando com um caixa maior você tem liberdade para aproveitar mais oportunidades e criar estratégias para proteger suas opções de longo prazo durante eventos de volatilidade.
Tempo maior para o case se concretizar, o prêmio da opção não derrete rápido como em opções mensais.
É a forma mais conservadora de operar opções, aqui um capítulo à parte que vamos discorrer em mais detalhes...
Você já deve ter escutado que “opções são o cemitério do trader”, eu pessoalmente considero que a falta de gerenciamento de risco seja o cemitério do trader independente do instrumento financeiro que é operado.
Mas vamos analisar a questão do cemitério...
No mercado brasileiro de opções como a liquidez é baixa e a variedade de setores é escassa grande parte das estratégias é baseada em opções de vencimento mais curto, onde o investidor consegue encontrar algo de liquidez. Além do investidor ter que estar certo do case precisa apertar o gatilho na hora certa também! E neste caso precisa ter um domínio maior do tema opções e conhecer de forma mais avançada o impacto das famosas gregas para diminuir o risco do seu $$ não virar pó e terminar no cemitério....
No caso das calls LEAPS no mercado americano a história é outra, o risco é bem menor, praticamente igual ao de comprar o papel à vista desde que você gerencie sua posição. Vamos a um cenário prático de análise...
Você tem US$10.000 em caixa em uma corretora americana (nós vamos te ajudar a estar lá) e quer investir em Tesla que no momento hipotético está custando U$100 por ação, suas possibilidades são:
| Cenário | Análise |
|---|---|
| Comprar 100 ações | Neste cenário sou dono de 100 ações de Tesla, mas gastaria todo o meu caixa, fiquei sem proteção e sem caixa para aproveitar qualquer nova atividade. |
| Comprar 50 ações | Fiquei com 50% do caixa, mas se eu estiver certo e o papel voar vou ficar puto porque comprei só 50 (isso acontece muito). |
| Comprar 3 lotes de opções curtas ATM (venc. 1 mês) de TSLA por US$1.596 (operação típica de opções no IBOV) | Fico com 85% do meu caixa livre, mas neste mês Tesla não pode sofrer nenhum recall, Elon não pode brigar com Trump e o papel precisa subir e rápido, senão meus US$1.596 vão para o cemitério. |
| Comprar 1 lote de call LEAP vencimento em 2 anos, strike 80 (ITM) por US$3.751 | Gastei 38% do meu caixa e estou exposto em TSLA como se tivesse alocado 100% do Caixa. Tenho 2 anos para acompanhar o case e defender minha posição e mais da metade do meu caixa livre para operar outras possibilidades. |
No cenário acima, usando apenas o modelo Black-Scholes, se a TSLA atingir US$130 em 4 meses, nossa opção LEAPS ITM estaria valendo cerca de US$60,73 — uma valorização de 62% contra 30% da ação. E se o papel cair para US$70? A perda seria comparável à compra direta da ação, mas com a diferença crucial: você teria preservado mais de 60% do seu caixa para novas oportunidades.
É aqui que as LEAPS brilham: menos capital imobilizado, mais tempo para o case acontecer e liberdade para estratégias de defesa.
Gráfico comparativo de cenários de investimento com LEAPS
Morei vários anos na Argentina durante minha carreira corporativa como executivo, e nuestros hermanos têm uma expressão que eu gosto muito: “jogar com a cancha inclinada”. Significa que o jogo não é justo porque o campo está inclinado contra você.
Se o campo onde você opera tem pouca liquidez, poucos setores disponíveis e alternativas sempre de curto prazo, então você está jogando em desvantagem. Pode ganhar o jogo? Pode. Mas vai gastar uma energia tremenda subindo o campo inclinado.
No mercado americano, o campo é nivelado: liquidez, variedade e tempo a seu favor.
Se você cansou da cancha inclinada, venha fazer parte do nosso projeto. Vamos investir juntos e explorar de verdade o potencial das LEAPS.
Voltar para o site